Eu sou totalmente leigo na funcionalidade de uma Usina, quanto mais a de Itaipu, e devido o fato de ontem, não seria justo se não comentasse do apagão. Logo está copiado e colado segundo fonte do site do Programa Bom Dia Brasil da Globo, uma breve explicação de todo o processo:

"É um sistema todo interligado. Qualquer problema nas linhas de transmissão se espalha muito rapidamente. O fato de o sistema de distribuição ser quase todo interligado ajuda que regiões com menos capacidade de geração recebam energia. Mas se isso é bom por um lado, por outro, facilita que eventuais falhas se espalhem rapidamente.
Parou tudo na maior hidrelétrica do mundo: as 20 turbinas. São máquinas que giram com a força da represa, a queda d'água na barragem. Os motores das turbinas não conseguiram movimentar os geradores - que produzem energia. Todo o processo foi interrompido. A eletricidade não chegou às linhas de transmissão, as torres que levam luz até os postes e de lá para as ruas e as casas dos consumidores.
De acordo com especialistas, o blecaute se espalha rapidamente de uma cidade para outra porque o sistema é todo interligado. É o chamado efeito dominó. Se há pane em uma linha de transmissão, outras são desligadas automaticamente para impedir danos a máquinas e equipamentos. É como uma barreira de proteção.
Para a energia voltar é o caminho inverso: tem que ser aos poucos. Senão há uma sobrecarga, daquelas que queimam eletrodomésticos. Os consumidores mais prejudicados são aqueles que moram nos estados abastecidos diretamente por Itaipu: principalmente Rio de Janeiro e São Paulo. A energia produzida na hidrelétrica é distribuída por Furnas para 19% do Brasil. A usina fornece 14 mil megawatts de potência.
O número de operadores é suficiente? E a manutenção, constante?
“Tem um sistema na sua boa parte antigo. Não foram feitos investimentos à altura para ter equipamentos adequados e atualizados. É a precarização do próprio sistema”, aponta o presidente da Associação dos Operadores do Estado de São Paulo Washington Santos.
O presidente da Associação dos Operadores de São Paulo fez ainda outra observação. Segundo ele, depois da privatização do sistema, diminuiu o número de trabalhadores. A maioria das subestações estaria automatizada, o que, para o presidente da associação, poderia tornar o sistema mais vulnerável."
Fonte: Bom Dia Brasil - Globo
Bem, passando todo esse momento culto, e um aprendizado em nossas vidas, não poderia faltar os pequenos comentários desnecessários, mas que tem dado graça à esse fato.
Via twitter:
@malcolm__ Os X-Man existem, ontem no Cristo Redentor estava Magneto e Rogue sugando toda a energia de RJ e SP =D
@malcolm__ MANO, MIJEI DE RI RT @manoelguedes RT @hostx http://twitpic.com/p274q - Google Maps #rimuito #apagao
@malcolm__ Quem tem medo de Noite do Terror no Playcenter, ou Hora do Horror no Hopi Hari, ontem no mínimo teve um infarto! pq o q ouvi de grito na rua
@malcolm__ eu muito to seguindo a @usina_itaipu agora, eh sempre bom acompanhas as notícias e se previnir pra um próximo imprevisto =x
@malcolm__ SP, MG, ES, PR, MG, MS, GO e PE foram afetados. O RJ foi o + atingido, e a falta de luz também foi registrada por 15 minutos no Paraguai =S
@malcolm__ Mano, q raiva.. td mundo passando por situações aventureiras e únicas na vida ontem e eu em ksa cm se fosse uma simples queda de energia ¬¬'
=]
E um vídeo MUITO COMÉDIA da Cia Os Melhores do Mundo, numa apresentação em São Paulo na hora do apagão. hehe
Um comentário:
Nossaaaaaaaaaa! :O
eu num sei o que foi akilo que aconteceu ontem, mais foi legal! :P
Eu tava na aula no momento do apagão.. mais como minha facu ta quase sempre sem luz achei que era normal... engano meu.. minha galera saiu da facu e descobrimos que nem os metros estavam com energia eletrica..então.. tinhamos que andar ate a estação sé(da são joaquim são duas estações).. o povo na rua gritava.. eu juro que eu pensei que o mundo fosse acabar.. (droga!) sausahsua, de tanto andar.. conseguimos chegar no term pq dom pedro(aleluia) lah num tava mtu diferente naum.. a muvuca nas ruas ainda continuava.. enfim encontrei meu onibus.. detalhe(meu celular estava descarregado, naum tinha como eu me comunicar com ninguem)mais eu me diverti no onibus.. comecei a conversar com um monte de gente.. o povo ligou o radio pra ouvirmos as noticias.. e demos altas risadas(todo mundo em panico e eu adorando a situação.. rsrsrs) derepente eu percebo q o onibus q eu peguei(term sao matheus) num vinha pela mateo bei, e sim pela sapopemba(fiz um tour em são paulo rsrsrs... isso jah era meia noite) finalmente cheguei no term sm pra completar minha noite descobri que somente onibus eletricos passavam na mateo bei(DROGA! TAVA SEM ENERGIAA!! :@)dps de perg pra 10 pesssoas.. descobri o jardim helena.. que sairia do term as 00:10.. porem o onibus saiu as 00:35... conclusao... cheguei em casa as 00:45 com minha familia toda no portao preocupada..(eu tinha ligado pra avisar.. mais o onibus demorou mtu pra sair) seii que assim q chegueei.. a fdp da luz vooltou ¬¬... dps de tudo isso a luz me volta ¬¬ ... sei que quando czarreguei meu celular e consegui liga-lo tinha varias ligações.. minha mãe... meu namorado.. minha vó.. até minha sogra :O! siuahsuah Boom eu gosteei do apagão... foi bem divertido... pena que voltou a luz! suiahsuahsa ... eh uma boa historia pra contar pros netinhos... auihsiausha...
Postar um comentário